Cinemática é a parte da Mecânica que estuda os movimentos dos corpos, sem se preocupar com suas causas.
| Galileu Galilei |
De entre os fundadores da Mecânica Moderna destaca-se o nome de Galileu Galilei, físico e astrónomo italiano, que introduziu a base do método experimental, pois fundamentava as suas conclusões em experiências e observações cuidadosas, aliadas a um raciocínio lógico.
O estudo dos movimentos até o aparecimento de Galileu era fundamentado nas ideias de Aristóteles, filósofo grego da antiguidade, o qual acreditava, de entre outras coisas, que:
- corpos mais pesados alcançariam o solo antes dos mais leves;
- para se manter um corpo em movimento é necessário a aplicação de uma força;
- a Terra seria o centro do Universo.
Todos os assuntos mencionados são objecto de estudo da Mecânica, mas o que gerou durante muitos séculos mais polémica foi a discussão acerca da posição da Terra no Universo.
Cláudio Ptolomeu
|
No século II d.C. o grande astrónomo Ptolomeu defendeu a teoria de que os planetas, o Sol e as estrelas moviam-se em círculos, sendo o centro da trajectória a Terra. Esta ideia já era conhecida na antiguidade pelos gregos (Aristóteles) e foi assimilada como dogma de fé pela Igreja Católica, prevalecendo durante, praticamente, 13 séculos. Esta teoria passou a ser conhecida como Teoria Geocêntrica. Na seguinte imagem podemos ver um mapa do nosso sistema solar idealizado por Ptolomeu.
Sistema Solar idealizado por Ptolomeu
|
O primeiro a contestar tal modelo foi Nicolau Copérnico, padre e astrónomo polonês do século XVI, lançador de uma nova teoria: o Sol estaria em repouso e os planetas, incluindo a Terra, giravam em torno dele em órbitas circulares.
Nicolau Copérnico
|
Esta teoria recebeu o nome de Teoria Heliocêntrica. As ideias de Copérnico, por serem contra a filosofia aristotélica e, por consequência, contra a Igreja, fez com que ele relutasse em publicá-las. A obra de Copérnico só veio a ser publicada quando ele morreu.
A Teoria Heliocêntrica de Copérnico foi, após a sua morte, revista e confirmada pelo astrónomo dinamarquês Tycho Brahe, o qual, por 20 anos, realizou cuidadosas observações dos sistemas planetários.
Galileu, em virtude de sua grande habilidade experimental, conseguiu construir o primeiro telescópio para uso em observações astronómicas. Com esse instrumento, realizou uma série de descobertas que o levaram a defender e divulgar a Teoria Heliocêntrica. Estas ideias foram apresentadas na sua obra "Diálogos sobre os Dois Grandes Sistemas do Mundo" (1632).
Contemporâneo de Galileu, Johannes Kepler, astrónomo alemão, utilizando as informações recolhidas por Tycho Brahe, aperfeiçoou a teoria de Copérnico e, por meio de três leis sobre o movimento dos planetas, deu origem ao estudo da Mecânica Celeste.






0 comentários:
Postar um comentário